terça-feira, 6 de maio de 2014

O porto de Lisboa renasce e está no topo

O porto de Lisboa recebeu hoje seis navios de cruzeiro com 13 mil turistas a bordo e com cerca de cinco cinco mil tripulantes, perfazendo um total de 18 mil visitantes, o que tornou o dia de hoje como o melhor de sempre da sua história em termos de recepção de navios de cruzeiro. É realmente um dia ímpar para um dos mais belos portos do mundo e e para uma cidade que cada vez mais tem estreitado a sua ligação ao estuário do Tejo.
Lisboa tornou-se o quarto porto do mundo a receber em simultâneo os três grandes navios de cruzeiro mais emblemáticos da frota britânica da Cunard Line – o RMS Queen Elizabeth 2 (1969), o RMS Queen Mary 2 (2004) e o MS Queen Victoria (2007). É a quarta vez na história que as “Três Rainhas” do operador inglês se juntam no mesmo porto, sendo Lisboa o terceiro a recebê-las em simultâneo, depois de esse facto já ter acontecido em Southampton e Nova Iorque. Além dos três navios da Cunard Line, o porto de Lisboa também recebeu hoje o Rotterdam, o Silver Whisper e o Ruby Princess.
Um estudo realizado em 2013 pelo Observatório de Turismo de Lisboa em parceria com a Administração do Porto de Lisboa traçou o perfil do passageiro de cruzeiro com escala em Lisboa, concluindo que cada um deles “efectua uma despesa diária de 97,40 euros”, um montante em que estão incluídas despesas em alimentação, alojamento, compras diversas, deslocações na cidade e visitas a monumentos e museus. Dessa forma, estima-se que só nos consumos dos passageiros o dia de hoje possa ter rendido cerca de 1,4 milhões de euros à cidade de Lisboa o que, em tempos de crise, é um importante acontecimento a justificar os investimentos de modernização que têm sido feitos na orla ribeirinha do porto de onde sairam “as naus que descobriram o mundo”.

Sem comentários:

Enviar um comentário