sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Os cães atentam contra a saúde pública

A revista Visão decidiu destacar como tema principal de reportagem da sua última edição os “novos filhos” de estimação, isto é, aquela conceituada revista parece ter colocado em idêntico patamar, ou em alternativa, os filhos dos leitores e os seus cães. 
Sendo muito grave o problema da natalidade em Portugal, a simples ideia de haver “novos filhos” já é preocupante. Até há pouco tempo, a posse de um cão era um fenómeno típico dos meios rurais e suburbanos para guarda, para companhia ou para caça, mas nos últimos anos acentuou-se a sua utilização para outras funções de grande utilidade social, designadamente como cães-guia e cães-polícia, embora a companhia continue a ser a sua função mais procurada, parecendo que há cada vez mais famílias urbanas a adoptar um cão para cohabitar no seu apartamento.
Um estudo recente concluiu que há mais de três milhões de portugueses que possuem pelo menos um cão, o que representa quase 40% da população. O número impressiona e o número de portugueses que possuem um cão supera largamente aqueles que possuem outros animais em casa, estimando-se que metade dos lares portugueses possuem um ou mais animais de estimação, o que é o dobro da média europeia.
A adopção de um cão, por vezes com o estatuto de um quase como membro da família, é uma decisão soberana de cada cidadão. Tal como ter ou não ter filhos. Mas são coisas bem diferentes. Porém, o que está a acontecer nas nossas cidades, especialmente em Lisboa, é uma ocupação do espaço público pelos cães e pelos seus dejectos que constituem um atentado à saúde pública, numa afirmação de grosseira incivilidade da parte dos seus donos e, nos espaços verdes onde em tempos brincaram as crianças, hoje não é mais possível que outras crianças continuem a fruição desses espaços. Eu protesto apenas por isso!  

Sem comentários:

Enviar um comentário