quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Paris está sempre na liderança cultural

No passado dia 20 de Outubro o Presidente François Hollande inaugurou em Paris, o novo edifício-museu da Fundação Louis Vuitton que foi projectado pelo arquitecto canadiano Frank Gehry. Segundo foi divulgado, a ideia deste projecto nasceu em 2001 quando os responsáveis da Fundação visitaram o Museu Guggenheim em Bilbau e decidiram entrar em contacto com o seu autor.
Passados estes anos, a inauguração do novo edifício constituiu um acontecimento relevante no panorama cultural francês, até porque os seus quase 120 mil metros quadrados demoraram sete anos a ser construídos. Segundo Frank Gehry, aquele espaço foi projectado para “criar em Paris um magnífico navio que simbolizasse a cultura francesa”. O jornal Le Parisien rendeu-se à arquitectura do novo edifício e em título de primeira página escreveu que “Paris é a cidade de todas as obras-primas”, o que sendo uma frase exemplar do famoso chauvinismo francês, não deixa de ser verdade.
O novo espaço é dedicado à criação e à arte contemporâneas e abre um novo capítulo na vida cultural francesa, tornando-se também num novo pólo de atracção na já riquíssima oferta cultural francesa.
Amanhã inicia-se o programa cultural que assinalará a abertura do museu ao público que ocorrerá no próximo dia 27, embora o programa da inauguração seja vasto e se desenvolva em três fases, entre Outubro de 2014 e Setembro de 2015, sempre com uma programação que inclui uma exposição, a apresentação de uma parte da coleccção do museu e um programa cultural específico. É com este tipo de iniciativas culturais que a França e a sua capital  se mantém na liderança cultural europeia e conseguem ser o principal destino do turismo internacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário