quinta-feira, 18 de junho de 2015

Em Waterloo com Napoleão (1815-2015)

Foi há 200 anos que nos campos de Waterloo se desenrolou uma das mais famosas batalhas da história mundial, de que resultou a derrota do imperador Napoleão Bonaparte.
O imperador dos franceses tinha sido derrotado em 1814 por uma coligação europeia e tinha sido mandado para o exílio na ilha de Elba, enquanto o rei Luís XVIII foi colocado no trono da França e os aliados se reuniram em Viena para redesenhar o mapa da Europa depois do abalo provocado pela aventura napoleónica que, entre outras coisas, até provocara a retirada da Família Real portuguesa para o Brasil em 1807. Porém, Napoleão evadiu-se da ilha de Elba, regressou a França e, no dia 20 de Março de 1815, entrou em Paris onde foi recebido em apoteose e onde recuperou o poder.
No dia 15 de Junho, à frente de um exército de 73 mil homens, decidiu invadir os campos da actual Bélgica, então pertencentes ao Reino Unido dos Países Baixos, com o objectivo de bater o exército chefiado pelo Duque de Wellington, constituído por 93 mil ingleses e o exército prussiano do general Blücher, com 117 mil homens. Prevendo a chegada próxima de reforços austríacos e russos e, apesar da desvantagem numérica, Napoleão atacou os exércitos de Wellington e de Blücher nos campos de Waterloo . O confronto iniciou-se no dia 16 de Junho e teve o seu dia decisivo no dia 18 de Junho de 1815, quando Napoleão foi derrotado e retirou do campo de batalha. Depois, abdicou, rendeu-se aos ingleses e foi exilado para a ilha de Santa Helena, onde morreu em 1821.
O campo militar de Waterloo, que fica a cerca de 12 quilómetros de Bruxelas, foi preservado museologicamente e é exactamente nesse local que, hoje e nos próximos dias, se realizam reconstituições da famosa batalha. Muitos jornais belgas, franceses e ingleses evocam hoje nas suas edições a histórica batalha que ditou o fim da era napoleónica.

Sem comentários:

Enviar um comentário