segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Os maus efeitos das mudanças climáticas

Nos últimos dias o mundo tem sido confrontado com algumas catástrofes de origem meteorológica, que no continente norte-americano se têm traduzido por violentas tempestades, gigantescas inundações e destruidores tornados, sobretudo no Texas, mas também por cheias devastadoras na América do Sul. As imagens televisivas que nos têm chegado são esclarecedoras da destruição provocada por este tipo de fenómenos, mostrando os efeitos catastróficos por eles provocados.
Mais perto de nós, também se têm verificado inundações “sem precedentes” no norte da Inglaterra, sobretudo nas regiões de Leeds, Manchester e York. Centenas de pessoas tiveram que ser evacuadas das suas casas, as ruas das cidades foram invadidas pelas águas, submergindo viaturas e inundando casas, enquanto o abastecimento de electricidade foi afectado em muitas regiões. Hoje, todos os jornais ingleses destacam este assunto com elucidativas imagens, mas o jornal i salienta-se pelo seu título: as cheias transformaram as ruas urbanas em canais.
Estes fenómenos resultam das mudanças climáticas que vêm ocorrendo e que constituem a maior ameaça do século XXI para toda a Humanidade, com graves consequências para a vida humana, mas também para os recursos e as actividades em que se tem baseado o progresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário