segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

MRS é o novo Presidente da República

As eleições presidenciais ontem realizadas deram a vitória ao candidato Marcelo Rebelo de Sousa com 52% dos votos e, por isso, ele tomará posse como Presidente da República Portuguesa no próximo dia 9 de Março. Não votei nele mas, tal como disse Sampaio da Nóvoa, “a partir de hoje, Marcelo é o meu Presidente”.
Marcelo teve 2.403.874 votos e não precisou de campanha, nem de comícios, nem de cartazes. As suas características pessoais eram bem conhecidas dos portugueses, porque durante muitos anos apareceu semanalmente na televisão e, esse facto, foi determinante para adquirir uma expressiva notoriedade que tanto contribuiu para esta vitória. Marcelo é, sobretudo, um produto da televisão, a tal “caixa que mudou o mundo” e que, como alguém disse, tanto vende sabonetes como Presidentes da República. Durante muitos anos, o comentador Marcelo falou de tudo e disse tudo, mas também o seu contrário. Foi um fala-barato, um catavento e um entertainer. O povo gostou da sua imagem televisiva, mas muitos dirigentes da sua área política não o queriam, porque nunca gostaram da sua irreverência, nem da sua insubmissão. A essa gente, Marcelo deu uma grande lição.
Porém, Marcelo na Presidência da República é uma incógnita, embora vá levar consigo o cosmopolitismo, os valores culturais e a sensibilidade social que estiveram ausentes de Belém nos últimos dez anos. Esse facto é muito animador. A sua inteligência, a sua experiência e a sua perspicácia vão ser essenciais para moderar e pacificar a sociedade portuguesa, os partidos políticos e a sociedade civil. Por isso ele falou da unidade nacional e da coesão social, em vez de ameaçar com os mercados e de vomitar banalidades macroeconómicas como sempre fez o seu antecessor. Como disse e bem no seu discurso de ontem, “o povo é quem mais ordena” e essa citação de José Afonso ficou-lhe bem. Que tenha um bom mandato e que possa unir os portugueses!

Sem comentários:

Enviar um comentário