quinta-feira, 5 de maio de 2016

JRS, um grande manipulador televisivo

Nos últimos dias estalou uma curiosa polémica no espaço público onde se interceptam os interesses da Política e do Jornalismo que, pela sua enorme sensibilidade, muitas vezes dão origem a mal-entendidos.
Os políticos e os jornalistas não perseguem exactamente os mesmos objectivos e a mesma verdade. Embora ambos procurem influenciar a opinião pública, uns visam os favores do eleitorado, enquanto outros visam influenciar os seus leitores. Como os leitores também são eleitores, significa que políticos e jornalistas “pescam nas mesmas águas”.
Todos sabemos que, em geral, os políticos não são perfeitos, mas também sabemos que os jornalistas são geralmente muito imperfeitos e se comportam muitas vezes como agentes político-partidários. A mensagem por eles transmitida não tem apenas um determinado conteúdo, mas também tem um emissor e um meio de transmissão, sobretudo com a televisão. Assim, as mensagens transmitidas tornam-se muito perigosas para a sociedade, porque “o que eles dizem” tem um efeito semelhante a “balas mágicas” que influenciam ou manipulam os “indefesos” leitores, ouvintes e telespectadores.
José Rodrigues dos Santos (JRS) sabe isso muito bem e certamente conhece o livro “You are the message” de Roger Ailes. A sua recente apresentação na RTP sobre a dívida pública portuguesa é um caso de desonesta manipulação. Embora o texto que leu pelo teleponto estivesse formalmente correcto e mostrasse que a dívida pública portuguesa sobe regularmente desde 2000, o jornalista resolveu encená-lo ao pior estilo dos talk shows, transformando numa palhaçada aquilo que podia ser um esclarecimento ou uma notícia. Só lhe faltou a bandeirinha na lapela para fazer uma leitura ainda mais distorcida dos gráficos que apresentou. JRS podia ter dito, mas não disse, que a dívida resulta em larga escala da moeda única e de outras causas muito complexas, incluindo o despesismo da sua RTP, preferindo insinuar que tudo resultava da acção dos seus adversários políticos. JRS tem obra escrita sobre Comunicação e sabe que manipulou e que não foi honesto, o que com ele acontece muitas vezes. É muito grave, para quem tanta ganha e tão pouco faz na RTP, este seu papel de banal mensageiro de interesses partidários.

Sem comentários:

Enviar um comentário