segunda-feira, 1 de agosto de 2016

A discutível decisão tomada na Madeira

A notícia já surgiu há alguns dias, mas só agora teve destaque de primeira página no suplemento Vidas do correio da manha: o Governo Regional da Madeira decidiu homenagear o seu futebolista mais famoso e, depois de já ter dado o nome de Cristiano Ronaldo ou CR7 a uma praça da cidade do Funchal e de lhe ter erguido uma estátua, vai agora atribuir o seu nome ao Aeroporto do Funchal, também conhecido por Aeroporto de Santa Catarina.
Confesso a minha ignorância quanto aos critérios que devem nortear a atribuição de nomes a aeroportos, mas parece-me de elementar bom senso que não sejam escolhidos nomes de pessoas vivas, mesmo que muito famosas, porque a vida dá muitas voltas e, por vezes, o herói passa a vilão ou aparece um herói ainda mais famoso que o anterior. São tantos os casos que acontecem, tanto no Desporto como na Política, que não vale a pena antecipar o julgamento da História. Há que dar tempo ao tempo.
Evidentemente que Cristiano Ronaldo é uma figura de excepção, não só a jogar futebol e a suscitar uma popularidade universal, mas também na forma fraterna como se liga à sua terra e às suas raizes, como demonstra o Museu CR7 que instituiu no Funchal e a recente inauguração do Pestana CR7 Funchal, a que se seguirão novos hotéis com a marca CR7 em Lisboa, Madrid e Nova Iorque, nos quais se associou ao Grupo Pestana, cujo universo hoteleiro agrupa 87 hotéis em 15 países.
A decisão do Governo Regional da Madeira é legítima e, provavelmente, tem uma justificação fundamentada no contributo de Cristiano Ronaldo para a notoriedade e para a boa imagem da ilha da Madeira, mas também no facto de se tratar de um profissional de futebol muito respeitado e de já ter sido eleito por três vezes como o melhor futebolista do mundo. É legítima, mas é discutível e polémica. Se a moda pega, não faltarão ruas, praças, avenidas, pontes, infantários, institutos, asilos, escolas, quartéis, tribunais e até aeroportos, à espera que cada autarquia lhe atribua o nome de um filho da terra tornado famoso por ter ganho uma qualquer prova desportiva. No caso da Madeira acabarão por lhe mudar o nome e passaremos a ter a ilha Ronaldo onde habitarão os ronaldenses.

Sem comentários:

Enviar um comentário