sábado, 2 de abril de 2016

Viva a Constituição da nossa República!

A Constituição da República Portuguesa comemora hoje o seu 40º aniversário, pois foi aprovada pela Assembleia Constituinte no dia 2 de Abril de 1976.
Apesar do percurso cheio de dificuldades que tem sido seguido pela sociedade portuguesa ao longo destes quarenta anos, em que se têm intercalado governos de diferente orientação partidária, a Constituição da República Portuguesa tem sido um farol-guia e um ponto de convergência das principais correntes de opinião nacionais. 
O texto constitucional foi preparado num contexto político e social muito complexo, tendo sido aprovado por todos os partidos, com excepção do CDS que votou contra. Os 250 deputados constituintes tinham sido eleitos no dia 25 de Abril de 1975 nas primeiras eleições livres com sufrágio universal realizadas em Portugal, tendo-se registado uma excepcional participação de 91,66%, que elegeu 116 deputados do PS (37,8%), 81 do PPD (26,3%), 30 do PCP (12,4%), 16 do CDS (7,6%), 5 do MDP/CDE (4,1%), um da UDP (0,8%) e um da ADIM-Associação para a Defesa dos Interesses de Macau (0,03%).
Ao longo de quarenta anos, a Constituição já teve sete emendas, com as quais se procurou adaptar à própria evolução da realidade nacional e aos contextos internacionais em que o país está inserido, mas tem mantido os grandes princípios orientadores consagrados com a revolução do 25 de Abril de 1974.
Hoje, vivemos um tempo de muitas incertezas. Os horizontes estão carregados de nuvens que se vão acumulando sobre uma Europa à deriva e sobre um mundo cada vez mais desregulado. O nosso futuro é demasiado incerto, muito inseguro e cada vez mais condicionado por variáveis que já não estão nas nossas mãos, pois estamos sujeitos às regras da União Europeia e temos uma dívida colossal que nos mina o crescimento e o nosso modo de vida. Nessas circunstâncias, bem precisamos de gente capaz para nos governar e de um texto constitucional que nos ajude a manter princípios mínimos de soberania e de dignidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário