quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Porque razão se arma a Coreia do Norte?

A Coreia do Norte anunciou que tinha detonado a sua primeira bomba de hidrogénio (bomba H) e que esse teste tinha sido um sucesso completo. O mundo reagiu para condenar esta iniciativa coreana, mas mostrou muita surpresa porque a bomba H ou bomba termonuclear se fundamenta num processo de reacção química muito avançado de que resulta uma versão bem mais poderosa da bomba nuclear.
Pensava-se que o regime norte-coreano estava ainda muito longe de possuir a tecnologia necessária para produzir aquela bomba, que também é mais sofisticada do que a bomba nuclear, mas este anúncio veio revelar que a estratégia nuclear adoptada por Kim Jong-un é mais agressiva do que a de seu pai que, nos seus últimos anos de governo, aceitou restrições internacionais aos programas nuclear e de balística a troco de ajudas externas.
Os Estados Unidos, a China, o Japão e a Coreia do Sul reagiram de imediato perante esta ameaça que consideraram “uma provocação inaceitável” e pretendem “uma resposta global firme”, embora ainda subsistam dúvidas quanto ao que realmente se passou e sobre a origem de um sismo artificial de 5,1 pontos na escala de Richter, ocorrido perto de uma conhecida zona de testes nucleares norte-coreanos. A imprensa mundial deu largo destaque a esta notícia. O Correio Brazilense optou por ilustrar a primeira página da sua edição de hoje com uma sugestiva ilustração, apresentando a figura de Kim Jong-un em cuja cabeça rebentou uma bomba H que exibe um enorme cogumelo, mas o jornal pergunta se é verdade ou se é apenas o blefe de um ditador. Porém, a pergunta terá que ser outra: porque se arma o ditador e porque desafia o mundo?

Sem comentários:

Enviar um comentário