As estatísticas
são essenciais para se perceber a situação económica e a sua evolução, assim
como para fazer previsões, sobretudo através dos chamados indicadores
percursores que são, por exemplo, o consumo de energia, a venda de cimento ou
as vendas de veículos ligeiros e pesados. Nessa matéria, a ACAP – Associação
Automóvel de Portugal bem merece o elogio de quem gosta de perceber a realidade
económica que o rodeia, pela rapidez com que apresenta, mês a mês, as estatísticas
das vendas de automóveis ligeiros e pesados. Assim, nesta data já sabemos que o
aumento global das vendas automóveis em Portugal no ano de 2015 foi de 25% em
todos os segmentos. Foram vendidos um total de 213.645 veículos ligeiros e
pesados, dos quais 178.496 eram veículos ligeiros de passageiros, o que
significa que o sector recuperou depois de quatro anos consecutivos de perdas.
Da mesma forma, aumentaram as vendas de comerciais ligeiros, de comerciais
pesados e de pesados de mercadorias, o que é um sinal positivo para a
actividade económica, embora signifique aumento do endividamento. As marcas
dominantes do mercado português em 2015 foram a Renault (20.447 veículos), a
Volkswagen (16.900 veículos), a Peugeot (16.566 veículos), a Mercedes-Benz (13.525
veículos) e a BMW (12.889 veículos). Seguiram-se a Nissan, a Opel, a Audi, a
Citroën e a Ford.
Entretanto, alguns
portugueses continuam a revelar o gosto e a ter o dinheiro necessário para
adquirir marcas de topo, pois neste ano de 2015 foram vendidos em Portugal veículos
das marcas Jaguar (310), Porsche (115), Maserati (30), Ferrari (19), Bentley
(8) e Aston Martin (6). Exceptuando a Porsche que surpreendentemente perdeu 70%
nas suas vendas ao passar de 395 para 115 unidades vendidas, todos aumentaram
as vendas. Sem comentários.
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