quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

O mercado automóvel português recupera

As estatísticas são essenciais para se perceber a situação económica e a sua evolução, assim como para fazer previsões, sobretudo através dos chamados indicadores percursores que são, por exemplo, o consumo de energia, a venda de cimento ou as vendas de veículos ligeiros e pesados. Nessa matéria, a ACAP – Associação Automóvel de Portugal bem merece o elogio de quem gosta de perceber a realidade económica que o rodeia, pela rapidez com que apresenta, mês a mês, as estatísticas das vendas de automóveis ligeiros e pesados. Assim, nesta data já sabemos que o aumento global das vendas automóveis em Portugal no ano de 2015 foi de 25% em todos os segmentos. Foram vendidos um total de 213.645 veículos ligeiros e pesados, dos quais 178.496 eram veículos ligeiros de passageiros, o que significa que o sector recuperou depois de quatro anos consecutivos de perdas. Da mesma forma, aumentaram as vendas de comerciais ligeiros, de comerciais pesados e de pesados de mercadorias, o que é um sinal positivo para a actividade económica, embora signifique aumento do endividamento. As marcas dominantes do mercado português em 2015 foram a Renault (20.447 veículos), a Volkswagen (16.900 veículos), a Peugeot (16.566 veículos), a Mercedes-Benz (13.525 veículos) e a BMW (12.889 veículos). Seguiram-se a Nissan, a Opel, a Audi, a Citroën e a Ford.
Entretanto, alguns portugueses continuam a revelar o gosto e a ter o dinheiro necessário para adquirir marcas de topo, pois neste ano de 2015 foram vendidos em Portugal veículos das marcas Jaguar (310), Porsche (115), Maserati (30), Ferrari (19), Bentley (8) e Aston Martin (6). Exceptuando a Porsche que surpreendentemente perdeu 70% nas suas vendas ao passar de 395 para 115 unidades vendidas, todos aumentaram as vendas. Sem comentários.

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