Josefa de Óbidos e a invenção do Barroco Português é uma grande
exposição patente no Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa, com mais de 130
peças de pintura, escultura e artes decorativas, provenientes das colecções de
várias instituições nacionais e estrangeiras, em que se destacam os museus do Prado e de Bellas Artes de Sevilha e o Mosteiro
do Escorial, além de muitas obras cedidas por colecionadores particulares.
Destacam-se, também, algumas importantes pinturas e retábulos provenientes de algumas
igrejas e paróquias da região Oeste, nomeadamente Cascais, Peniche e Torres Vedras, para as quais a pintora trabalhou.
Josefa de Ayala Figueira,
conhecida em Portugal por Josefa de Óbidos, era filha do pintor português
Baltazar Gomes Figueira, natural de Óbidos, e de mãe espanhola, tendo nascido
em Sevilha em 1630, mas os seus pais fixaram-se em Óbidos quando ela tinha 4
anos de idade. Seguiu as pisadas artísticas do pai desde a adolescência e viveu
em Óbidos até 1684, sendo considerada uma especialista na pintura de temas
religiosos e de naturezas mortas, onde
incluia flores, frutos, aves de caça e objectos inanimados.
A exposição
dispersa-se por oito núcleos e constitui, também, um suporte para revelar os
méritos e a originalidade do Barroco Português nos anos que se seguiram à restauração da independência
portuguesa. Trata-se de uma exposição muito bem estruturada e muito
pedagógica que nos revela uma grande pintora e a sua época, estando patente no Museu Nacional de Arte
Antiga até ao dia 6 de Setembro.
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