Desde que ganhou
pela terceira vez o título de melhor futebolista do mundo que Ronaldo não
justificava essa distinção com golos, quer na sua equipa do Real Madrid, quer
na selecção nacional portuguesa. Havia alguma preocupação com esse facto que para alguns
prenunciava o princípio do fim de uma notável carreira mas que outros,
simplesmente, atribuiam à instabilidade emocional do atleta provocada pela sua
separação da modelo russa Irina Shaik. Até que ontem, talvez por ser domingo de
Páscoa, o homem ressuscitou num jogo para a Liga BBVA, em que a sua equipa
defrontou o Granada CF e venceu por números que já não se usam (9-1). Ronaldo
marcou 5 golos, coisa que fez pela primeira vez na sua carreira.
Todos ficamos
satisfeitos com a performance desse
homem que, no quadro das culturas mediáticas contemporâneas, é o mais famoso
português de todos os tempos e, certamente, o único que tem notoriedade
universal. Alguns jornais portugueses e espanhóis, sobretudo os jornais
desportivos, destacaram em primeira página os cinco golos de Ronaldo, um feito
que é conhecido na gíria futebolística espanhola como manita, mas esse destaque não surpreende. O que surpreendeu foi o
que fez um jornal indiano, ao destacar esse feito num país em que o futebol
ainda não é um acontecimento desportivo de primeiro plano.
O Hindustan
Times, um diário que tem edições em 8 cidades indianas e cerca de 3,5
milhões de leitores, decidiu vender uma parte do seu título (substituindo hindustan times por hindustan is good) e uma boa parte do seu espaço de primeira página com um anúncio
das motocicletas da Honda, mas também destacou os cinco golos de Ronaldo como a
principal notícia do dia, escolhendo o título Five-star Ronaldo. A capa do jornal ficou graficamente desfigurada
com estas combinações, mas o marketing é assim.
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