quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

A tradição do Boxing Day está bem viva

Ontem celebrou-se o Boxing Day, o dia seguinte ao Natal, não só no Reino Unido, mas também em vários outros países que por diversos motivos históricos adoptaram essa celebração. Porém, o Boxing Day é uma tradição ou uma instituição britânica peculiar e manifesta-se em muitas actividades.
A sua origem parece situar-se na Idade Média quando, no dia seguinte aos festejos do Natal, os senhores feudais deixavam aos servos as sobras dos seus manjares natalícios numa caixa (box). A tradição evoluiu e fez com que, para além da comida, as Christmas boxes também incluissem roupa e brinquedos. Depois, foram as igrejas que passaram a colocar caixas para recolher ofertas dos seus paroquianos, para serem distribuidas aos mais pobres. O Boxing Day tornou-se uma festa comunitária, sobretudo no campo e nas pequenas aldeias britânicas, embora tivesse assumido um carácter diferente nas cidades onde se tornou o dia da troca de presentes, que o comércio tem aproveitado nos últimos tempos para fazer promoções e desfazer-se de stocks acumulados. No entanto, o Boxing Day é cada vez mais a festa do futebol britânico e uma maratona desgastante com centenas de jogos disputados debaixo de chuva ou de neve, mas a que não faltam muitos milhares de entusiasmados espectadores nos estádios.
A caça é também uma actividade característica do Boxing Day, sobretudo a caça aos patos e aos faisões, mas a mais apreciada de todas é a tradicional caça à raposa, que foi proibida em 2005, mas que hoje é lembrada na edição londrina do The Times, porque continua a ser uma forte tradição, só que agora as matilhas de cães seguem um rasto falso que é indicado pelo odor artificial das raposas.
A tradição do Boxing Day está, realmente, bem viva para os britânicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário