A Mouraria é um dos mais tradicionais e menos conhecidos bairros lisboetas, que nasceu em meados do século XI quando D. Afonso Henriques conquistou a cidade e decidiu concentrar a população muçulmana naquela encosta. Parece que foi aí que o fado nasceu e foi nesse bairro, exactamente na Rua do Capelão, que nasceu Maria Severa, considerada a primeira fadista portuguesa e a expressão máxima do fado na sua época.
Depois da abertura ao público do Centro Comercial da Mouraria, o bairro da Mouraria tornou-se num local bastante mais movimentado e, actualmente, é considerado um dos bairros mais populares e, provavelmente, o mais multicultural bairro da capital.
Nesse bairro, na esquina da Rua da Mouraria com a Rua do Capelão, a poucos metros da casa onde viveu a Severa, foi colocado um expressivo monumento dedicado à Mouraria – Berço do Fado.
O monumento é constituído por um bloco de mármore com cerca de 1 metro e meio de altura que tem esculpida uma guitarra portuguesa e foi inaugurado no dia 13 de Junho de 2006 pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
Uma legenda muito saliente informa: “Inaugurado pelo Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Professor Doutor António Carmona Rodrigues”.
A identidade do inaugurador está tão destacada e é tão desproporcionada que até parece que o monumento é dedicado ao Exmo. Senhor Professor Doutor e não ao próprio bairro da Mouraria. Que ideia tão ridícula que o inaugurador deixar passar!
Sem comentários:
Enviar um comentário