quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Isaac Nader: o algarvio campeão mundial

Ninguém conhecia Isaac Nader até que se tornou campeão do mundo dos 1500 metros no World Athletics Championships que estão a decorrer em Tóquio e a edição de hoje do jornal Público prestou-lhe uma justa homenagem, ao publicar a sua fotografia a toda a largura da primeira página, o que nenhum jornal desportivo português fez porque estavam todos envolvidos com a mexeriquice à volta do novo treinador de futebol do Benfica que, durante várias horas, monopolizou toda a atenção da comunicação social portuguesa. Só aqueles que "viram, ouviram e leram" sabem bem que a cobertura em espaço e em tempo que foi dada ao treinador Mourinho é um caso notável de provincianismo e de mediocridade jornalística.
O desconhecido Isaac Zambujeiro Nader nasceu em Faro, tem 26 anos de idade e é filho de um futebolista marroquino que jogou futebol em Portugal e da portuguesa Ana Zambujeiro. Habituados, como ainda estamos, a lembrar os campeões olímpicos Carlos Lopes, Rosa Mota e Fernanda Ribeiro e alguns poucos mais atletas, talvez já estivéssemos conformados com o não aparecimento de um atleta capaz de ser campeão mundial numa corrida de pista, mas ele aí está. Com humildade e confiança ganhou a sua prova com autoridade e fez com que A Portuguesa se ouvisse na capital do Japão. 
Entretanto, já declarou que trabalha todos os dias para chegar a 2028 na sua melhor forma física e psicológica, o que significa que aposta numa vitória nos próximos Jogos Olímpicos, que vão realizar-se em Los Angeles.
Aqui felicitamos o nosso campeão mundial Isaac Nader e lhe desejamos boa sorte para o seu sonho desportivo de 2028.

2 comentários:

  1. Para os adeptos do atletismo Isaac Nader não era um desconhecido ... aliás já tinha duas medalhas : Europeu de pista coberta 2025 (bronze) e Jogos Europeus 2023 (prata).

    ResponderEliminar
  2. Depois do Isaac Nader, também o atleta Pedro Pablo Pichardo se tornou campeão mundial do triplo salto, aliás bicampeão mundial. As duas medalhas de ouro são um resultado notável, mas dão uma imagem distorcida do atletismo português.

    ResponderEliminar