domingo, 31 de julho de 2022

O Reino Unido à procura de um novo líder

O Reino Unido é considerado a mais antiga democracia do mundo moderno e, só por isso, o mundo admira este país, apesar de não lhe faltarem inúmeras contradições e escândalos, como se viu por exemplo no processo do Brexit.
Com as suas excentricidades que envergonhariam Winston Churchill ou Margareth Tatcher, o actual primeiro-ministro Boris Johnson perdeu a confiança dos seus pares do Partido Conservador e foi obrigado a renunciar ao seu cargo, pelo que foi aberto o processo de sucessão e a corrida eleitoral para escolher o próximo líder do partido e próximo primeiro-ministro. Apareceram inicialmente onze deputados candidatos, mas com algumas desistências e com a votação que os parlamentares conservadores foram fazendo, estão actualmente na corrida Liz Truss e Rishi Sunak.
Liz Truss tem 47 anos de idade, está no Parlamento desde 2010, é a actual Secretária de Estado para os Assuntos Estrangeiros, da Commonwealth e Desenvolvimento e, no processo do Brexit, foi apoiante do remain, isto é, esteve contra o Brexit.
Rishi Sunak tem 42 anos de idade, está no Parlamento desde 2015 e foi Chanceler do Tesouro, cargo a que renunciou por divergências com Boris Johnson, daí resultando o início da actual crise.
Liz Truss e Rishi Sunak pertencem ao mesmo Partido Conservador e ambos fizeram parte do governo de Boris Johnson. Um deles será o próximo primeiro-ministro da Grã-Bretanha. Até ao dia 5 de Setembro, data em que termina a votação dos cerca de 160 mil membros do Partido Conservador e em que será anunciado o vencedor, tanto Truss como Sunak andarão numa roda-viva por todo o país à caça do voto.  Hoje o jornal The Independent recorda que serão os membros do Partido Conservador com quotas pagas – 0,34% do eleitorado britânico – que vão escolher o próximo líder do partido Conservador e o próximo primeiro-ministro do Reino Unido.
Embora o jornal não o afirme expressamente, sugere que é uma grande distorção da Democracia, pois 160 mil cidadãos vão "substituir" cerca de 50 milhões de eleitores.

Sem comentários:

Enviar um comentário