A Rainha Isabel
II que foi o primeiro monarca reinante que utilizou o Metro de Londres quando
em 1969 inaugurou a Victoria Line, visitou ontem os trabalhos que decorrem na
estação de Bond Street, uma das principais estações da Crossrail Line, tendo
sido informada que essa linha será rebaptizada como Elizabeth Line, quando for
inaugurada em Dezembro de 2018.
A nova Elizabeth Line constitui o maior
projecto de construção e/ou modernização de qualquer rede de metropolitano europeu,
prevendo-se que seja utilizada diariamente por meio milhão de passageiros e que
melhore a qualidade de vida de muita gente. O projecto arrancou em Maio de
2012, tem um custo estimado de 14,8 mil milhões de libras e concluiu agora a
“maratona” dos trabalhos de perfuração e alargamento de túneis, realizados por
uma máquina perfuradora com o nome de Victoria. A nova linha
atravessará a cidade de Londres no sentido Este-Oeste, terá cerca de 136
quilómetros de comprimento, cerca de 40 estações, novas ou modernizadas,
permitindo a circulação rápida de composições de carruagens com 200 metros de
comprimento.
A edição de hoje
do diário londrino The Times destaca esta notícia, embora também dê importância “à
nação dividida” e ao referendo que se vai realizar no próximo dia 23 de Junho,
no qual os britânicos vão dizer se querem ou não pertencer à União Europeia. Curiosamente, foi
Boris Johnson, o mayor de Londres, quem convidou a Rainha para visitar a obra em Bond Street e
lhe anunciou que a nova linha se chamará Elizabeth
Line. Só que Boris Johnson é a principal figura do “não” à permanência do
Reino Unido na União Europeia. Será que Isabel II também defende que o Reino
Unido abandone a União Europeia?
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