quarta-feira, 22 de maio de 2013

O enorme sucesso da Padaria Portuguesa



Abriu ontem no bairro dos Olivais, em Lisboa, mais uma loja da Padaria Portuguesa e, como costuma acontecer na nossa terra com este tipo de iniciativas, correu para lá meio mundo porque, para além do pão, essas lojas estão na moda e também vendem café e servem pequenos-almoços e refeições ligeiras, ao balcão ou na sua esplanada. A Padaria Portuguesa adoptou uma decoração muito atraente que se inspira nas velhas padarias de bairro, com um toldo às riscas, uma pequena esplanada, uma velha bicicleta encostada à porta e um espaço interior povoado com cestos recheados com pão quente.
Aparentemente, a notícia da inauguração de uma nova padaria nada tem de especial e é aqui referida apenas por duas razões de natureza económica, pois estamos a passar por uma crise muito prolongada e muito severa, em que não há iniciativa, nem acção, nem investimento.
A primeira razão é porque esta iniciativa representa um prémio para a inovação e para o dinamismo empresarial, uma vez que a Padaria Portuguesa nasceu em 2010 e, em menos de três anos, já terá quase duas dezenas de lojas daquela marca que se encontram espalhadas pela cidade de Lisboa.
A segunda razão é porque no actual contexto de recessão, de falências e de desemprego crescentes, a Padaria Portuguesa é um caso raro de criação de algumas dezenas de empregos, mas também de animação de um certo tipo de vida de bairro que se contrapõe ao culto do shopping center.

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