segunda-feira, 30 de maio de 2022

Um novo cardeal para a Igreja de Goa

A edição de hoje do jornal oHeraldo, um diário que foi fundado em Goa no ano de 1900 e que até 1983 se publicou em língua portuguesa, anunciou com grande destaque que o Arcebispo Filipe Neri Ferrão vai ser elevado a cardeal pelo Papa Francisco, no consistório marcado para o próximo dia 27 de Agosto.
Filipe Neri António Sebastião do Rosário Ferrão é natural de Goa onde nasceu em 1953, quando aquele território estava sob soberania portuguesa, tendo enveredado pela vida religiosa e pelo catolicismo, num país maioritariamente hindu. Foi sacerdote em várias paróquias de Goa e estudou em Itália e na Bélgica. Em 1994 o Papa João Paulo II escolheu-o para Bispo Auxiliar de Goa e Damão e, em 2004, nomeou-o Arcebispo de Goa e Damão, o mais antigo arcebispado da Ásia que tinha sido criado em 1557, com direito ao título honorífico de Patriarca das Índias Orientais, a que aquela diocese tinha sido elevada em 1886.
O Arcebispo Filipe Neri Ferrão fala fluentemente várias línguas, entre as quais o português, tendo presidido às cerimónias de Fátima em Outubro de 2014. A sua escolha para o Cardinalato deve ter sido recebida euforicamente pelos católicos de Goa, numa altura em que o catolicismo já não é a religião maioritária naquele estado e em que há tensões religiosas em alguns estados indianos vizinhos. 
A comunidade católica goesa que vive em Portugal também acolheu esta notícia com enorme alegria e eu, que conheço o homem de cultura e o amigo de Portugal que é o futuro cardeal, também aqui deixo o meu aplauso à escolha do Papa Francisco. 

Sem comentários:

Enviar um comentário