Antecipando o final da Liga BBVA ou Liga
de Futbol Profesional e a vitória já assegurada pela equipa do Barcelona
FC, a marca que veste a equipa – a Nike – decidiu promover uma campanha publicitária na cidade, utilizando a
estátua de Cristovão Colombo vestida com uma camisola blaugrana. Segundo referem os jornais catalães, esta campanha
decorrerá até ao dia 9 de Junho e permitirá uma receita de 100 mil euros ao Ayuntamiento
de Barcelona.
O Barcelona FC foi adoptado como símbolo das aspirações
independentistas catalãs e, por isso, a autorização municipal para esta
campanha, tem sido fortemente contestada pelo rival RCD Espanyol e pelos
partidos políticos não independentistas, afirmando-se que “la estátua de Colón
es de todos los barceloneses, no solo de los culés”, isto é, dos adeptos do
Barcelona FC.
Nos últimos anos tem-se verificado em vários países europeus a
utilização de monumentos históricos como suportes publicitários e isso também já
aconteceu em Portugal, por exemplo no Monumento a Cristo-Rei, no Padrão dos Descobrimentos e no castelo de S.
Jorge. A instalação de telas publicitárias em monumentos históricos é um
assunto controverso e complexo em toda a parte, porque se há a necessidade de
preservar a dignidade histórica e artística desses monumentos, também há a necessidade
de mobilizar recursos financeiros adicionais para assegurar a sua própria manutenção. É realmente uma equação difícil.
Sem comentários:
Enviar um comentário