sexta-feira, 24 de maio de 2013

A publicidade em monumentos históricos

Antecipando o final da Liga BBVA ou Liga de Futbol Profesional e a vitória já assegurada pela equipa do Barcelona FC, a marca que veste a equipa – a Nike – decidiu promover uma campanha publicitária na cidade, utilizando a estátua de Cristovão Colombo vestida com uma camisola blaugrana. Segundo referem os jornais catalães, esta campanha decorrerá até ao dia 9 de Junho e permitirá uma receita de 100 mil euros ao Ayuntamiento de Barcelona.
O Barcelona FC foi adoptado como símbolo das aspirações independentistas catalãs e, por isso, a autorização municipal para esta campanha, tem sido fortemente contestada pelo rival RCD Espanyol e pelos partidos políticos não independentistas, afirmando-se que “la estátua de Colón es de todos los barceloneses, no solo de los culés”, isto é, dos adeptos do Barcelona FC.
Nos últimos anos tem-se verificado em vários países europeus a utilização de monumentos históricos como suportes publicitários e isso também já aconteceu em Portugal, por exemplo no Monumento a Cristo-Rei, no Padrão dos Descobrimentos e no castelo de S. Jorge. A instalação de telas publicitárias em monumentos históricos é um assunto controverso e complexo em toda a parte, porque se há a necessidade de preservar a dignidade histórica e artística desses monumentos, também há a necessidade de mobilizar recursos financeiros adicionais para assegurar a sua própria manutenção. É realmente uma equação difícil.

 

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