sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

O património cultural de Angola

O Jornal de Angola anuncia hoje que o governo angolano apresentará à UNESCO no próximo mês de Janeiro a candidatura do centro histórico da cidade de M’banza Congo, a antiga cidade de São Salvador do Congo e capital da província do Zaire, para integrar a sua lista do Património Mundial da Humanidade. Esta candidatura foi lançada pela primeira vez em 1996, quando Angola apresentou uma lista de locais candidatos para futuramente integrarem a lista da UNESCO, mas o processo tem avançado muito lentamente. Porém, no passado mês de Junho a cidade de M’banza Congo foi classificada com a categoria de Centro Histórico Nacional, um dos pressupostos indispensáveis para que Angola possa formalizar a candidatura da capital do antigo reino do Congo.
A cidade de M’banza Congo foi fundada antes da chegada dos portugueses e era a capital de uma dinastia que governava desde os finais do século XV. Por influência de missionários portugueses, o local tomou o nome de São Salvador do Congo, tendo sido construída uma igreja católica que é provavelmente a mais antiga da África Sub-Saariana e que em 1596 foi elevada ao estatuto de catedral. A cidade tinha muitas edificações de pedra, incluindo o palácio e muitas igrejas e em 1630 teria cem mil habitantes, mas veio a ser abandonada durante as guerras civis que eclodiram no século XVII.
O projecto “M’banza Congo - cidade a desenterrar para preservar" está em curso e pretende estudar aquela que é uma das mais antigas civilizações abaixo do Equador, com vestígios da sua história e da sua evolução soterrados na cidade e ainda por descobrir. Refere-se que Angola, através do Instituto Nacional do Património Cultural, apresentou no passado mês de Junho três pré-candidaturas para virem a ser classificadas como Património Mundial da Humanidade - o Centro Histórico e Arqueológico de M’banza Congo, na província do Zaire, a Paisagem Cultural de Tchitundu-Hulu, na província do Namibe e o Corredor do Kwanza (Luanda/ Kwanza-Norte).

Sem comentários:

Enviar um comentário