A edição portuguesa de
Portugal na História da Europa e do Mundo, da autoria do historiador britânico Malyn Newitt, é mais uma obra que aparece nas livrarias sobre a história de Portugal. A crítica especializada considera-o um estudo sério, mas não lhe foi muito favorável apesar do seu autor ser um reputado professor de História no Departamento de Estudos Portugueses do King’s College, em Londres, argumentando que os seus diferentes capítulos são desequilibrados e que a análise é superficial.
Ora o livro pretende dar uma visão genérica da história portuguesa integrada numa dinâmica europeia, em que muitas vezes e, especialmente em momentos determinantes, serviu de instrumento da política das potências europeias e, de forma mais especial, da Grã-Bretanha. O livro mostra claramente a importância que Portugal teve na Europa ao longo do tempo e lê-se com muito interesse. Escrito por um estrangeiro e publicado originalmente no estrangeiro, o livro de Malyn Newitt presta um grande serviço à difusão da história de Portugal, que é pouco conhecida no mundo e que, lamentavelmente, também não é conhecida pelas nossas elites políticas.
O livro termina de uma forma muito elogiosa relativamente às transformações que surgiram em Portugal “após a euforia da Revolução de Abril de 1974 e da retirada de África”, em que o autor enaltece “a gama impressionante de publicações sobre História e trabalhos de investigação” que foram produzidas no âmbito da Comissão dos Descobrimentos.
Sem comentários:
Enviar um comentário