domingo, 1 de janeiro de 2017

Novo ano e esperança num mundo melhor

Ontem despedimo-nos de 2016 com uma imagem do Brasil e da sufocante praia de Pitangueiras a abarrotar de guarda-sóis e de gente. Hoje voltamos ao Brasil para saudarmos a chegada do novo ano de 2017, através de uma imagem do espectacular fogo de artifício sobre a praia de Copacabana no Rio de Janeiro, que o jornal O Globo escolheu para ilustrar a sua primeira edição do novo ano.
Hoje, como repetidamente acontece todos os anos, muitos jornais ilustraram as suas edições com imagens do fogo de artifício em Sydney e Hong Kong, enquanto a generalidade das televisões rivalizaram na apresentação de imagens da passagem do ano.
Porém, para além das festivas e coloridas imagens que proporciona, esta mudança de calendário torna-se um tempo de reflexão, em que por toda a parte se exprime a aspiração por um mundo melhor, com paz, harmonia e prosperidade. Esta aspiração também significa que se deseja o fim de todas as guerras, o fim do terrorismo, o fim da exploração e o fim da fome e da pobreza.  Estes e outros males do mundo podem não acabar de repente, mas há que fazer um esforço no sentido de os atenuar, para que a felicidade, a segurança, a prosperidade e o bem estar sejam cada vez mais uma pertença de toda a Humanidade.
Que em 2017 seja esse o rumo do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário