quarta-feira, 1 de junho de 2011

Um Portugal anti-depressivo

O Negócios assinalou o seu 8º aniversário, como jornal diário, com uma edição especial de 92 páginas.
As edições especiais são a forma mais comum que a imprensa utiliza para celebrar os seus aniversários e nelas “oferecem” aos seus leitores, mais páginas, mais reportagens, mais artigos e mais suplementos.
Os anunciantes são sensíveis a essas efemérides e, naturalmente, essas edições têm publicidade acrescida, pelo que um aniversário é uma oportunidade para uma receita adicional. Porém, as edições especiais nem sempre significam melhores conteúdos, mais interesse jornalístico ou mais qualidade editorial, porque a lógica publicitária e comercial se sobrepõe a todos os outros critérios e, muitas vezes, essas edições não escapam à rotina e à banalidade.
A edição especial do Negócios desenvolveu uma ideia simples e inovadora, pegando no Portugal positivo, em contra-ciclo com o que têm sido os discursos negativos da campanha eleitoral em curso e dos profetas da desgraça. O jornal perguntou a 73 pessoas dos 8 aos 80 anos, porque se orgulhavam de ser portugueses. Salientou o que de positivo tem sido feito pelos portugueses, as empresas de excelência, os indicadores económico-sociais que melhoraram nos últimos 8 anos e os prémios internacionais que distinguiram alguns portugueses. E, realmente, ofereceu o jornal aos seus leitores para ler e reler.
Na linha do “Portugal vale a pena” de Nicolau Santos, esta edição do Negócios sobre o “Portugal anti-depressivo” é um acontecimento regenerador.
Pedro Santos Guerreiro, o seu excelente Director, está de parabéns.

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