O jornal luxemburguês
Le Quotidien destaca na sua edição de hoje, em primeira página, que
"Fatima rassemble les Portugais" ou, escrito em português, que Fátima reúne os portugueses. Trata-se da notícia da peregrinação anual da comunidade portuguesa ao santuário de Nossa Senhora de Fátima em Wiltz, uma vila de menos de 5 mil habitantes que se situa na região das Ardenas, a norte do Grão-Ducado do Luxemburgo.
O santuário foi construído por iniciativa de um grupo de paroquianos de Wiltz que, durante a famosa batalha das Ardenas, ocorrida no inverno de 1944-45, esteve escondido numa cave e que prometeu construir um santuário numa colina da vila, caso saissem daquela situação com vida. A promessa foi cumprida e o santuário foi inaugurado em 1952. No entanto, só em 1968 recebeu a sua peregrinação oficial, constituída por uma centena de pessoas, quase todas da comunidade portuguesa emigrada no Luxemburgo desde os anos 1960. A ideia consolidou-se e a peregrinação transformou-se numa grande festa portuguesa que se passou a realizar anualmente no Dia da Ascensão. Segundo referem as notícias, mais de vinte mil católicos na sua maioria portugueses, participam nesta peregrinação, "invadindo" a pacata vila e bloqueando-a com os seus automóveis. Para além de manifestação de fé, a peregrinação ao
Sanctuaire de Notre-Dame de Fatima – Wiltz é também um encontro de famílias, uma confraternização de patrícios e uma grande festa popular à boa maneira portuguesa, com os indispensáveis farnéis e as bifanas grelhadas, a música portuguesa dos barreiros e dos emmanuéis, as futeboladas e até bailaricos.
Sem comentários:
Enviar um comentário