Entre os dias 9 e 17 de Junho decorreu a 76ª edição da Volta à Suiça em bicicleta, na qual participaram 160 ciclistas que tiveram que trepar muitas montanhas ao longo das nove etapas da prova. Apenas 92 desses atletas chegaram ao fim, significando que houve mais de 40% de abandonos, o que evidencia a grande dureza e dificuldade da corrida.
O vencedor desta prova chama-se Rui Alberto Faria da Costa. É natural da Aguçadora, nas proximidades da Póvoa de Varzim, tem 25 anos de idade e corre pela equipa espanhola da Movistar. Deixou nos lugares secundários alguns ciclistas de nomeada como o luxemburguês Frank Schleck e o americano Levi Leipheimer, enquanto o outro português em prova, o vice-campeão olímpico Sérgio Paulinho, se classificou no 45º lugar.
Rui Costa é, portanto, um grande campeão.
Há cerca de três anos emigrou para Espanha e apostou numa carreira ciclista internacional. Em 2011 venceu o Grande Prémio Ciclista de Montreal, a Volta à Comunidade de Madrid e a 8ª etapa da Volta à França. O seu triunfo na Volta à Suiça é a primeira vitória de um ciclista português numa prova por etapas do circuito ciclista internacional. Desportivamente, é um feito notável. Porém, obcecada com o futebol, a nossa imprensa desportiva que tanto promove futebolistas de terceira categoria, quase ignorou Rui Costa e o seu feito, como se o nosso desporto apenas tivesse estrelas futebolísticas. Lamentável.
Sem comentários:
Enviar um comentário