Foi ontem
anunciado que a companhia aérea Etihad
Airways, dos Emirados Árabes Unidos, adquiriu 24% da Jet Airways, a maior companhia privada de aviação indiana, num
negócio avaliado em 379 milhões de dólares. A Jet Airways é uma companhia
fundada em 1993 por Naresh Goyal, que desde então se tornou num dos homens mais
ricos da Índia, tem sede em Bombaim, dispõe de 122 aviões ao serviço e tem 40
aviões encomendados, dos quais 38 à construtora americana Boeing. Internamente
voa para 42 destinos e, internacionalmente, para 21. Com esta transacção a
Etihad Airways quer ter uma presença no mercado interno indiano que se espera tenha
uma taxa de crescimento de 10% nos próximos anos e assegurar, também, uma parte
do tráfego internacional do segundo país mais populoso do mundo. Por outro
lado, a estratégia da Etihad de adquirir participações e fazer alianças,
pretende reforçar os seus factores de competitividade perante os seus rivais –
Qatar Airways e Emirates. Da parte da Jet Airways esta operação representa a
entrada de capital e de know-how no
domínio do negócio do transporte aéreo.
O que é curioso neste negócio e que não
é habitual na Europa, é a sua publicitação na imprensa indiana através de
anúncios a ocupar toda a primeira página dos principais jornais, como por
exemplo na edição de hoje do The Times of India, a mostrar que a parte financeira não é
tudo, mas que a comunicação e a publicidade também são uma componente
importante nos negócios, porque transmitem informação ao público e revelam alguma transparência.
Sem comentários:
Enviar um comentário