segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Gibraltar e tanta economia paralela

Gibraltar é uma península situada a sul da península Ibérica e um rochedo a que os espanhóis chamam el Peñón, é um território britânico ultramarino e, também, um paraíso fiscal. Foi ocupado em 1704 por uma força anglo-holandesa durante a Guerra da Sucessão Espanhola e, no Tratado de Utrecht assinado em 1713, o território foi cedido à Inglaterra com a "a total propriedade da cidade e castelo de Gibraltar, junto com o porto, fortificações e fortes [...] para sempre, sem qualquer exceção ou impedimento”.
Está com este estatuto desde há 300 anos. Porém, as cedências ou as ocupações territoriais resultantes das guerras ou dos respectivos tratados de paz, mais tarde ou mais cedo geram processos de contestação, sobretudo quando não se verifica uma autêntica integração ou quando as correlações de forças se alteram. A Espanha tem reivindicado continuamente a devolução de Gibraltar e essa contestação até tem dado origem a alguma tensão diplomática. O Reino Unido já promoveu referendos em 1967 e em 2002, para que os cerca de 30 mil gibraltinos decidam do seu futuro, mas estes têm declarado quase unanimemente que querem ser colónia britânica. Parece um paradoxo, mas não é.
Gibraltar perdeu o valor estratégico de outros tempos, mas é um gigantesco shopping center, um verdadeiro mundo da economia paralela e a verdadeira capital do jogo on line, que é um dos seus grandes negócios.  Hoje o jornal ABC tenta mostrar o que Gibraltar esconde e afirma que “como todos los paraísos fiscales, Gibraltar está lleno de secretos”. Assim é de facto. Não se sabe quantos estrangeiros lá trabalham, mas estima-se que esse número se situe entre 3500 e 10 mil, sobretudo espanhóis residentes em Espanha. Porém, só 120 espanhóis têm emprego legal declarado pois os outros milhares que entram e saem todos os dias preferem ser “clandestinos e precários”, podendo ter outro emprego em Espanha ou receber qualquer tipo de subsídio, eventualmente de desemprego. As autoridades fiscais espanholas estão em vias de “cercar” esses milhares de espanhóis empregados nas companhias de jogo, nas empresas financeiras e de entretenimento, mas também os inúmeros profissionais liberais, sobretudo da área da saúde, que defraudam o fisco espanhol. Enquanto isto, como refere o ABC, os “colonialistas” gibraltinos exploram os seus “colonos” espanhóis.

Sem comentários:

Enviar um comentário