segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Sopra vento de esperança e de mudança

Realizaram-se ontem as eleições primárias do PS cuja campanha animou os últimos meses e, como hoje dizia o editorial do Diário de Notícias, “nem sempre quem ganha é o mais preparado e o melhor. Mas aconteceu...”
António Costa ganhou com cerca de 65% dos votos e, com este resultado esmagador abre-se um novo ciclo político, porque a maioria está cansada e exausta, mentiu demasiadas vezes aos portugueses, empobreceu o país, dirigiu uma cruzada contra funcionários públicos e pensionistas, afundou-se em casos complicados e não resolveu (antes agravou) os nossos principais problemas, como a dívida, o défice, o desemprego, a coesão social e a confiança dos portugueses, para além de se ter deixado humilhar perante os nossos parceiros internacionais. A vitória de António Costa é um sinal de esperança mas não resulta apenas da confiança que suscita nos portugueses, pois também tem de ser interpretada como uma evidente vontade de afastar do poder a actual maioria e muitos dos seus protagonistas inexperientes, ambiciosos, incompetentes e arrogantes. Por isso, esta vitória tem que ser vista como um sinal de esperança e de mudança, mas também da criação de novas condições de diálogo com todas as forças políticas parlamentares e do fim da expressão “arco da governação”, que tanto tem servido a Portas e à sua corte para se instalarem.
António Costa tem pela frente um desafio complexo, em que o primeiro passo deverá ser a mobilização dos portugueses para que recuperem a confiança no seu país, depois dos tempos bem difíceis em que têm vivido. Além disso, espera-se que este homem tenha uma proposta e nos ofereça uma alternativa de mudança, com uma política que apoie o crescimento e o emprego, que ataque a dívida com soluções realistas, que reforce o Estado social e que reforme o sistema político e a administração pública. O mais difícil para António Costa será demarcar-se de práticas políticas já gastas, do aparelhismo a que está ligado e da sua capacidade para resistir aos jobs for the boys (como o seu amigo Guterres não resistiu), mas também de se deixar transformar numa espécie de François Hollande, que tendo devolvido a esperança aos franceses, os desiludiu depois. Porém e para já, sopra um vento de esperança.

Sem comentários:

Enviar um comentário