O jornal hindustan
times tem a sua sede em Nova Deli, é o segundo maior jornal da Índia e
tem uma circulação superior a um milhão de exemplares.
A sua primeira
página costuma ser vendida como suporte de publicidade e foi isso que aconteceu
na sua edição de hoje, em que uma empresa denominada Provident Housing, uma
subsidiária do grupo Puravankara que se considera como uma das maiores imobiliárias da Índia, comprou esse espaço para dizer aos seus
leitores Go home to Goa ou, dito em
português, vá para casa em Goa. O anúncio refere-se ao pré-lançamento de um
grande empreendimento de apartamentos em condomínio que vai ser construído em
Goa, junto a Chicalim e próximo do aeroporto de Dabolim e do porto de Mormugão.
O anúncio foi ilustrado com uma fotografia de uma jovem ocidental na praia,
deixando subliminarmente a ideia de que “Goa é a Europa da Índia” o que, de
resto, é uma ideia que prevalece naquele país.
O empreendimento
foi baptizado com o sugestivo nome de Adora de Goa e,
este nome, tal como a fotografia da jovem com vestes ocidentais, visam estimular o interesse dos
indianos das classes médias emergentes para a aquisição de um apartamento em
Goa, cuja descrição evoca a permanência dos portugueses durante 451 anos.
A curiosidade
deste anúncio está apenas no facto da herança cultural portuguesa, visível em
muitos aspectos do quotidiano goês, desde o património à língua e passando por
muitas práticas culturais, estar a ser usada para atrair os pequenos investidores e o turismo interno indianos para a ocidentalidade,
para as praias e para os monumentos de Goa.
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