Foi anunciado pelo jornal hoje
macau que, nove anos depois do início da sua construção, a nova ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau vai ser oficialmente inaugurada na
próxima terça-feira, dia 23 de Outubro. Apesar da distância a que nos
encontramos, esta obra desperta a nossa curiosidade devido à forte ligação
histórica de Portugal com esta região do sul da China, onde em 1557 foi criado
o estabelecimento de Macau e onde aconteceu uma intensa actividade dos
mercadores portugueses e, em especial, as peregrinações e as aventuras de
Fernão Mendes Pinto neste delta do Rio das Pérolas, que uma enorme ponte agora
atravessa.
A inauguração vai ser, certamente, uma grande festa à maneira
chinesa. Trata-se de uma notável obra de engenharia cujo custo atingiu 16 mil
milhões de euros para servir esta região do sul da China com cerca de 60
milhões de habitantes e que se espera venha a impulsionar a sua economia que já
é responsável por 9,1% do PIB e por 26% das exportações chinesas.
A ponte tem 55 km de comprimento e é a
maior travessia sobre do mar do mundo, unindo as duas margens do delta do Rio
das Pérolas, sendo constituída por três pontes suspensas, um túnel submarino
e duas ilhas artificiais. Vai ligar
Hong Kong, Zhuhai e Macau, numa região em que também se localizam as cidades de
Guangzhou e Shenzen, permitindo ligar aquelas três cidades em 45 minutos, algo
que até agora demorava entre 60
a 70 minutos de ferry
boat e entre três a quatro horas de automóvel.
Enquanto obra de
grande dimensão e tal como sempre acontece, a nova ponte ou travessia teve
atrasos na construção, sobrecustos, suscitou dúvidas quanto aos seus efeitos
ambientais, teve a denúncia de casos de corrupção e foi afectada por alguns
graves acidentes.
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