terça-feira, 7 de abril de 2020

A ganância dos homens em tempo de crise

No meio das preocupações e incertezas com que o mundo está confrontado, há muita gente que se aproveita da situação para fazer negócios e para mostrar uma grande irresponsabilidade social. Um caso que aconteceu com um empresário de Santiago de Compostela mereceu hoje destaque de primeira página no jornal El País e em outros jornais espanhóis, ilustrando a forma como actuam os gananciosos.
Esse indivíduo acedeu a um armazém de uma empresa de distribuição de produtos sanitários e roubou material avaliado em cinco milhões de euros, incluindo milhões de máscaras de máxima protecção, daquelas que têm faltado aos profissionais da saúde que estão na primeira fila do combate à pandemia. Além das máscaras, foram também roubadas luvas cirúrgicas, calças e uniformes sanitários, kits de medicamentos e álcool. O objectivo deste roubo seria a venda deste material em Portugal e, segundo pensa a investigação, terá tido êxito.
O caso terá acontecido em Fevereiro quando o coronavírus já ameaçava a Espanha e já havia um alerta sanitário, pelo que as autoridades galegas detiveram o referido empresário que “estava plenamente consciente” de que aquele material iria ser necessário.
Tendo investigado o local da ocorrência, a polícia apenas encontrou uma enorme quantidade de caixas vazias e algum material de menor valor, tendo sido a fotografia desse armazém que ilustrou as capas de vários jornais. A notícia informa que as autoridades galegas, em colaboração com as autoridades portuguesas, estão a investigar a rede envolvida nesta prática ilícita e criminosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário