Até há poucos anos, o mundo do futebol assentava em clubes financiados por sócios ou por mecenas, com equipas norteadas pelo “amor à camisola” e no desempenho dos jogadores que se mantinham no mesmo clube por muitos anos.
Os tempos mudaram e, na actualidade, o futebol conquistou o mundo e transformou-se numa grande indústria global que movimenta grandes interesses e avultadas somas, sobretudo em prémios, transferências, patrocínios e transmissões televisivas.
Os messis e os ronaldos da actualidade, tal como os eusébios, os pelés ou os maradonas de outros tempos, continuam a ser os protagonistas centrais do espectáculo futebolístico, mas nos últimos tempos entraram em cena novos actores - os presidentes, os árbitros, as claques, os patrocinadores, as equipas técnicas e, sobretudo, os treinadores.
Cada vez mais, os treinadores fazem parte do mundo do futebol e do espectáculo futebolístico, mobilizando as atenções dos mass media.
Um dos treinadores mais conhecidos no mundo é português e chama-se José Mourinho. As equipas por si orientadas foram campeãs nacionais de futebol em Portugal, na Inglaterra e na Itália e ganharam a Liga dos Campeões por duas vezes. Por isso tem recebido inúmeros prémios e foi a primeira figura portuguesa ligada ao futebol a ser distinguida, com o doutoramento honoris causa, atribuído pela Faculdade de Motricidade Humana. Em Janeiro de 2011 a FIFA elegeu-o como o melhor treinador do mundo.
Recentemente, José Mourinho foi entrevistado pela BBC e o diário espanhol as destacou na sua primeira página essa entrevista do actual treinador do histórico Real Madrid.
É um português no topo!
Sem comentários:
Enviar um comentário