A Vendée Globe 2024 que é uma corrida à volta do mundo para navegadores solitários, partiu de Les Sables-d’Olonne na costa atlântica francesa no passado dia 10 de Novembro e tem decorrido sem quaisquer percalços significativos.
Dos quarenta velejadores que partiram apenas houve quatro desistências, pelo que ainda estão em prova 36 concorrentes, que se distribuem por um longo “pelotão” em que os da frente já passaram o cabo Horn e os mais atrasados ainda não passaram o cabo Leeuwin, o que significa que os primeiros e os últimos já estão separados por mais de sete mil milhas!
À frente da corrida e navegando separados por cerca de 40 milhas, ou navegando quase à vista, encontram-se os franceses Yoan Richomme e Charlie Dalin, que já percorreram mais de 17.600 das cerca de 24.000 milhas do percurso, isto é, cerca de 73% da prova. Navegam actualmente a nordeste das ilhas Falkland e tudo indica que vai ser batido o record da prova que é de 74 dias, 3 horas e 36 minutos.
O jornal L’Équipe dedicou a sua última edição à Vendée Globe 2024 e numa sugestiva ilustração apresenta em primeira página os monocascos Arkéa de Yoan Richomme e Macif de Charlie Dalin a passar o cabo Horn, na extremidade da América do Sul, tendo escolhido como título dessa edição a frase “Réveillon au Horn”.
Porém, na noite do réveillon que se aproxima, haverá certamente vários monocascos a passar o cabo Horn, mas o Arkéa e o Macif já estarão bem no interior do Atlântico a navegar com rumo a Les Sables-d’Olonne.
Sem comentários:
Enviar um comentário