quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Frei Luís de Sousa

Santarém – Rua Serpa Pinto
No centro histórico de Santarém está localizado o Palácio Landal, que foi edificado entre os finais do século XVII e o início do século XVIII, no local onde anteriormente existiu o solar quinhentista da Família Sousa Coutinho. Uma artística lápide de azulejo que está colocada na sua frontaria indica que em 1555 ali nasceu D. Manuel de Sousa Coutinho.

D. Manuel de Sousa Coutinho foi um fidalgo que viajou pelas Índias ocidentais e orientais, tendo sido feito prisioneiro por piratas e estado preso em Argel durante algum tempo. A partir de 1580 viveu na cidade espanhola de Valência, onde esteve ao serviço do Rei Filipe II. Regressado a Portugal, casou com D. Madalena de Vilhena, cujo marido - D. João de Portugal - desaparecera na fatídica batalha de Alcácer-Quibir. Desempenhou depois vários cargos, entre os quais capitão-mor de Almada. Após a morte da sua jovem filha D. Ana de Noronha, em 1613 tomou a decisão, juntamente com a sua esposa, de abraçar a vida religiosa, ingressando no convento dominicano de São Domingos de Benfica, enquanto a sua mulher ingressou no Convento do Sacramento também em Lisboa. Ao tornar-se frade, adoptou o nome de Frei Luís de Sousa, dedicando-se inteiramente à escrita e sendo considerado actualmente como um dos mais brilhantes autores de língua portuguesa.
Em 1844 Almeida Garrett dedicou-lhe o drama "Frei Luís de Sousa", uma das obras-primas do teatro português.
O Palácio Landal tem dois pisos com varandas e foi escolhido pelo Programa de Acção para a Regeneração Urbana de Santarém para uma intervenção de reabilitação e requalificação. Com essa intervenção pretende-se promover a paisagem urbana da cidade, mas também preservar uma memória histórica.

Sem comentários:

Enviar um comentário