sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Portugal a mandar na Europa?

Para quem gosta de futebol, os jogos da Liga dos Campeões e da Liga Europa disputados esta semana, proporcionaram grandes alegrias devido aos bons resultados das equipas portuguesas – F.C. Porto (2-1), S.L. Benfica (1-1), Sporting C.P. (2-0) e S.C. Braga (3-1).
Entusiasmado, o jornal A Bola apressou-se a titular Portugal manda na Europa”.
Os títulos dos jornais costumam ter algum exagero, mas este ultrapassou o bom senso. Soltei uma gargalhada. Na actual situação económico-financeira do país e, exactamente no mesmo dia em que foi conhecido um buraco de mais de mil milhões de euros na Madeira, este título é desproporcionado, despropositado e demasiado ridículo. É uma enormidade jornalística. É ofensivo da inteligência dos leitorees. É uma mentira.
De facto, feita uma análise das quatro equipas portuguesas que participam nas competições europeias, verifica-se que têm mais jogadores brasileiros do que portugueses. Conjuntamente estas equipas têm 106 jogadores, dos quais apenas 24,5% são portugueses. Dos 56 jogadores utilizados nestes quatro jogos apenas 11 (19,2%) eram portugueses. Dos 8 golos marcados apenas dois foram marcados por jogadores portugueses (25%).
A Bola prestou grandes serviços à língua portuguesa quando era o único jornal em português que chegava a quase todo o mundo, mas tem-se vulgarizado. Agora, uma “avaliação da Moody’s” cortar-lhe-ia o rating. Nem no jornalismo desportivo vale tudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário