quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Há soluções para a economia portuguesa?

Nas instalações da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, vai realizar-se no dia 30 de Setembro de 2011 uma conferência intitulada “Economia Portuguesa: uma Economia com Futuro”.
A conferência é organizada pela rede “Economia com Futuro”, uma rede de investigadores e professores de economia e de outras ciências sociais que procuram contribuir para a renovação do pensamento e discurso económicos, para o melhor conhecimento acerca da economia portuguesa e dos seus problemas e participar, em diálogo no espaço público, na descoberta de soluções com futuro.
Portugal passa por uma situação extremamente difícil. Tal como a Grécia e a Irlanda, mas também a Itália e a Espanha. A própria União Europeia, em particular a Zona Euro, corre risco de desagregação.
Que solução haverá para este problema, para além receita que está ser aplicada? Haverá saída para esta austeridade que privilegia a ditadura do mercado financeiro, o desrespeito pela ética, a insensibilidade perante as desigualdades e a pobreza, a secundarização do papel económico do Estado, o predomínio dos interesses financeiros sobre o conjunto da vida económica e da sociedade, a extensão injustificada das relações mercantis a domínios cada vez mais alargados da vida social, incluindo áreas tão sensíveis como a prestação de cuidados de saúde, a educação e a protecção na infância e na velhice?
A actualidade e a importância do tema, o prestígio académico dos conferencistas e o envolvimento institucional da Fundação Calouste Gulbenkian, justificam a nossa presença. O Álvaro e o arrogante doutor em economia que vive de muitos tachos, bem podiam ir lá para ouvir outras vozes e, talvez, aprender alguma coisa.
Nota: É necessária uma prévia inscrição em http://www.economiacomfuturo.org/pages/conferencia/inscricao.php

Sem comentários:

Enviar um comentário