terça-feira, 4 de outubro de 2011

Documentos lusos na Memória do Mundo

O Registo Internacional da Memória do Mundo da UNESCO, passou a incluir recentemente os relatórios redigidos por Gago Coutinho e Sacadura Cabral sobre a primeira travessia aérea do Atlântico Sul realizada em 1922, os quais fazem parte do acervo do Arquivo Histórico da Biblioteca Central de Marinha.
O Registo Internacional da Memória do Mundo foi criado pela UNESCO em 1992 para sensibilizar o público e as autoridades quanto à necessidade de preservar e valorizar os documentos e arquivos de grande valor histórico. Da lista de documentos já inscritos na Memória do Mundo constam, entre outros, a partitura original da 9ª sinfonia de Beethoven e a Bíblia de Gutenberg, ambos conservados em arquivos alemães. Actualmente o Registo inclui 238 documentos, distribuídos por cerca de nove dezenas de países, havendo cinco que se encontram em Portugal.
Em 2005 a UNESCO inscreveu a Carta de Pêro Vaz de Caminha, escrita na Terra de Vera Cruz em 1 de Maio de 1500, como o primeiro documento português no registo da Memória do Mundo. Seguiu-se em 2007 a inscrição do Tratado de Tordesilhas (versão castelhana), assinado em 7 de Junho 1494 e o Corpo Cronológico (1161-1699) , um conjunto de 83.212 documentos sobretudo do séc. XV e primeira metade do séc. XVI. Estes três registos encontram-se no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Em 2011 foram incluídos no registo da Memória do Mundo os Arquivos dos Dembos, pertencentes ao acervo do Arquivo Histórico-Ultramarino de Lisboa, por proposta conjunta de Portugal e Angola, além dos já mencionados relatórios dos Comandantes Gago Coutinho e Sacadura Cabral. Esperemos que este reconhecimento da UNESCO estimule as nossas autoridades a zelar (ou continuar a zelar) pelo nosso património documental.

Sem comentários:

Enviar um comentário