quarta-feira, 4 de novembro de 2015

O Pico exibe um ambiente primaveril

É sabido que a meteorologia dos Açores se altera depois do equinócio do Outono e que as chuvas se tornam mais frequentes, as ventanias muito mais fortes e a agitação marítima muito incómoda para aqueles que andam no mar. Nesta época, o famoso anticiclone dos Açores costuma deslocar-se para sul, deixando que predomine a influência das baixas pressões do Atlântico Norte, que tantas tempestades provocam nas costas ocidentais europeias. Porém, neste ano de 2015, talvez como consequência da desregulação global que atravessa tantas outras coisas deste mundo, o anticiclone dos Açores está preguiçoso e tem teimado em manter-se nas latitudes do costume, o que faz com que se esteja um tempo quase primaveril aqui nas ilhas.
No caso do grupo central do arquipélago, essa circunstância é bem visível no Pico que não se esconde nas núvens e parece divertir-se com elas, oferecendo-nos imagens de grande espectacularidade e beleza. Para os entendidos nestas coisas da meteorologia local, as núvens em volta do Pico têm um significado meteorológico preciso que eu desconheço. Sinal de bom tempo? Sinal de tempestade? Sinal de acalmia prolongada? Não sei.
Apenas sei que, com núvens ou sem elas, o Pico é sempre imponente e muito atraente.

3 comentários:

  1. Folgo em ver a minha foto aí como imagem ao artigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns pelos artigos, como sempre! Cumprimentos a outro leitor do Pico no seu blog, no entanto posso comprovar que "o navegador" tirou essa foto, bem perto de minha casa em 2010, até porque lhe pedi o jpg original. É um dos pontos mais fotografados de Portugal. Naquele dia, se bem recordo, até havia várias pessoas a tentar tirar uma boa foto. Quem sabe uma dessas pessoas era o "picaroto". Cumprimentos!

      Eliminar
  2. Ainda não desisti de voltar a essa imponente ilha do Pico.

    ResponderEliminar