quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A ventania já chegou a Itália

Na sua última edição o jornal Frankfurter Allgemeine mostra-nos uma fotomontagem da Torre de Pisa a ser apoiada por uma jovem loira, possivelmente alemã, sob o título “inclinações italianas”. Na respectiva legenda, o jornal pergunta: “apoiar ou derrubar?”
A imagem é particularmente expressiva e mostra que, por vezes, uma imagem vale mais do que mil palavras.
A Itália está a passar por grandes dificuldades financeiras e o governo de Berlusconi parece não ter soluções para além da receita habitual, centrada na austeridade. Há dias, o Parlamento italiano aprovou um plano de austeridade de 54 mil milhões de euros, com o objectivo de permitir atingir o equilíbrio orçamental em 2013 e reduzir a dívida que já atinge 120% do PIB. Apesar disso, a Standard and Poor's não acredita nesse plano nem na sua aceitação social, pelo que baixou o rating da Itália, devido também às fracas perspectivas de crescimento económico, que vão dificultar os objectivos da redução do défice e da dívida.
Significa que as dúvidas existentes quanto à solução das dívidas soberanas e quanto ao futuro do euro, já atingem claramente um dos países fundadores da CEE e do euro. Já não bastavam a Grécia, Portugal e a Irlanda. A ventania já chegou a Itália. Agora são os alemães a perguntar se a Itália deve ser apoiada ou deixada cair, como sugere a fotomontagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário