O jornal The Times of India (TOI) cujas edições se publicam em várias cidades indianas, tem maior a circulação mundial entre todos os jornais de língua inglesa, estimando-se que tenha diariamente cerca de 14 milhões de leitores. É, por isso, um meio de comunicação altamente influente na sociedade indiana.
“They Make India A Better Place” foi o destaque escolhido na sua última edição, a enaltecer e a preparar-se para premiar com os TOI Social Impact Awards, aqueles que procuram fazer da Índia um lugar melhor para viver, através de acções de solidariedade.
O jornal conhece bem a Índia, a sua heterogeneidade cultural, a sua diversidade linguística e religiosa, assim como as suas grandes assimetrias económicas e sociais; conhece os contrastes entre a exuberante fortuna de uns e a extrema pobreza de muitos milhões; conhece uma classe média cada vez mais fascinada pelos valores do consumo; conhece as enormes carências da população mais desfavorecida.
Nesse país de grandes contrastes, há um enorme espaço para a intervenção solidária de pessoas, grupos, organizações não governamentais, associações religiosas, fundações e outros tipos de entidades, que não esperam pela intervenção estadual e decidem dedicar-se à promoção do bem comum e ao apoio de causas sociais nas áreas da saúde, educação e combate à pobreza, mas também em outras áreas como o ambiente, o microcrédito, a reflorestação, a electrificação rural, o saneamento básico, etc. É a pensar nessas pessoas e entidades que trabalham para fazer da Índia um lugar melhor para viver que, todos os anos, o jornal atribui os TOI Social Impact Awards, que têm um grande impacto mediático e cujos efeitos são mobilizadores e multiplicadores.
Bom seria que, por cá, jornais e televisões alterassem muitas das suas linhas editoriais e programações, reconhecendo e estimulando aqueles (que ainda são muitos) que trabalham “para fazer de Portugal um lugar melhor para viver”.
Sem comentários:
Enviar um comentário