quarta-feira, 17 de maio de 2017

Até o Medina aderiu ao populismo barato

A equipa de futebol do Benfica conquistou a Primeira Liga ou Liga NOS, no âmbito das competições organizadas pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional e esse facto gerou uma onda de grande alegria entre os benfiquistas. Foi a 36ª vez que o clube triunfou na prova máxima do futebol português, o que supera as 27 vitórias do FC Porto e os 18 triunfos do Sporting, mas também foi a primeira vez que a equipa conseguiu uma quarta vitória consecutiva ou tetracampeonato, um feito que os seus principais rivais já tinham conseguido. O Benfica é uma grande instituição desportiva com muitos milhares de adeptos em todo o mundo que festejaram o êxito da sua equipa de futebol com grande entusiasmo e a festa organizada na Praça Marquês de Pombal em Lisboa, que todas as televisões portuguesas transmitiram em directo, foi simplesmente grandiosa. Os festejos podiam ter acabado ali e acabavam muito bem.
Porém, o autarca Fernando Medina decidiu homenagear a equipa campeã nacional de futebol e exibi-la exactamente na mesma varanda onde José Relvas proclamou a República no dia 5 de Outubro de 1910. Portanto, no plano simbólico, tivemos o jogador Luisão equiparado a José Relvas e esta vitória do Benfica comparada à implantação da República. É demais, num tempo em que futebol já não é um desporto, mas sobretudo um negócio de jogadores e de acumulação de dívidas e de dúvidas. Medina sabe isso, mas cedeu.
Se fosse uma vitória de prestígio internacional talvez se justificasse esta homenagem, mas não foi o caso. A iniciativa de Medina divide os lisboetas e humilha os adeptos dos outros clubes da cidade. Medina abastardou aquela varanda e quer repetir a festa brevemente, segundo disse. Medina é um político inteligente e sensato, mas não resistiu à sua própria clubite, ao populismo e à demagogia eleitoral. A operação que montou serviu a sua ambição política, mas foi um tiro nos pés. Ao olhar para a Praça do Município cheia de gente a vibrar, Medina deve ter pensado nos muitos votos que ali estavam. Que pena. Eu pensava que o Medina era o meu autarca e que não alinhava no populismo barato.

1 comentário:

  1. Concordo em absoluto contigo. Os nossos políticos, mesmo daqueles de quem não esperávamos, não resistem ao vale tudo para captar votos.

    ResponderEliminar