O casco do HMAS Adelaide encontra-se na ria de
Vigo, pronto para ser embarcado no Blue
Marlin - um navio semi-submersível que carrega outros navios - para seguir para a Austrália, o que está a despertar a
curiosidade e o interesse da imprensa galega. Trata-se de um dos dois navios de
assalto anfíbio LHD (Landing Helicopter
Dock) da classe “Camberra”, destinados à Marinha australiana, cujo casco e convés
de voo foram construidos nos estaleiros
Navantia no Ferrol e que são concluídos nos estaleiros australianos da BAE Systems Australia, em Williamstown. Os
navios têm 27,5 mil toneladas de deslocamento, 230,82 metros de comprimento e
podem transportar 18 helicópteros, 110 viaturas e mais de mil homens.
A ideia da
encomenda destes navios nasceu em 2000 a partir da experiência adquirida na
operação de manutenção da paz liderada pela International
Force for East Timor. Assim, em 2004 foram endereçados convites às empresas
estatais francesa e espanhola - Direction
des Constructions Navales (DCN) e Navantia
- para apresentarem propostas. Em 2007 foi escolhida a proposta espanhola para
construir parcialmente os navios, ficando a BAE
Systems Australia com o encargo de construir as superestruturas e a
instalação de equipamentos. A construção do primeiro navio - o HMAS Camberra - começou em finais de
2008 e em 2011 seguiu para a Austrália. No início de 2011 começou a construção
do HMAS Adelaide que seguirá para a Austrália
nos próximos dias.
Em 2007 era
anunciado que o contrato ascendia a 1411,6 milhões de euros, dos quais 915
milhões seriam facturados pela Navantia, que era a responsável pelo desenho e
pela maior parte da construção e calculava-se, também, que 80% do programa de
construção das LHD australianas se executaria em Espanha, o que representaria 9 347 700
horas de trabalho para a Navantia.
A Navantia é uma empresa pública espanhola
pertencente à Sociedade Estatal de Participações Industriais (SEPI), que
controla 100% do seu capital. Por cá,
extinguem-se os Estaleiros Navais de Viana do Castelo.
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