domingo, 31 de maio de 2015

Os impasses da democracia espanhola

As recentes eleições autárquicas e regionais espanholas deram uma escassa vitória ao partido Partido Popular (PP) por apenas 27% dos votos. O PP perdeu a larga maioria que detinha e perdeu o poder em algumas regiões importantes, enquanto o PSOE conseguiu sobreviver ao aparecimento do Podemos e do Ciudadanos. O mapa político espanhol alterou-se como consequência da reacção do eleitorado à crise económica e ao desemprego, mas gerou um certo impasse político em muitas situações onde o radicalismo pré-eleitoral dificulta agora a obtenção de acordos pós-eleitorais.
O caso da Comunidade Autónoma da Extremadura é ilustrativo dessa situação. Com uma área de cerca de 41 mil quilómetros quadrados (quase metade de Portugal) e um pouco mais de um milhão de habitantes, tem a sua capital em Mérida e inclui 387 municípios nas províncias de Badajoz (165) e Cáceres (222). Nas eleições autárquicas de 24 de Maio registou-se uma participação de 73% de eleitores, tendo havido uma bipolarização em torno do PSOE (42,08%) e do PP (36,75%). Dos 3350 mandatos que estavam em disputa, o PSOE obteve 1642 e o PP conseguiu 1295, enquanto os outros partidos e coligações obtiveram 413 mandatos.
Porém, uma semana depois das eleições, o jornal Hoy de Badajoz, revela que há 70 municípios ou alcaldias, que correspondem a 18% do total da comunidade estremenha, que estão pendentes de acordos entre os diversos partidos políticos para terem governo municipal. São 70 impasses da democracia espanhola. As combinações não são fáceis. O PP defende que deve governar o partido mais votado, enquanto o PSOE está disposto a coligar-se à esquerda. Veremos… e, sobretudo, aprendamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário