quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Eleições e o futuro incerto na Catalunha

Hoje vão a votos os 5 milhões e meio de eleitores catalães e o que se deseja é que o façam com opções serenas e sem o peso da carga emocional dos últimos tempos. O passado histórico e a grandeza cultural da Catalunha e da Espanha, ou da Espanha e da Catalunha, exigem essa serenidade.
Segundo as sondagens está tudo em aberto, isto é, verifica-se um empate técnico entre os constitucionalistas e os independentistas ou entre a legalidade autonómica e a tensão soberanista. Da mesma forma, também a escolha da força política mais votada, que em princípio governará a Catalunha, entra no campo das incertezas. Perante esta situação que revela uma enorme fractura social, vão ser o milhão de eleitores indecisos, correspondentes a 20% do eleitorado, que irão decidir hoje o futuro da Catalunha, que só pode passar pela reconciliação e pelo diálogo. Não há alternativa, como se viu quando Puigdemont quis dar uma passada maior do que a perna, trouxe os seus ideais para a rua e acabou quase escondido em Bruxelas.
Além disso, é desejável que as eleições tragam estabilidade às mais de três mil empresas que deixaram a Catalunha perante a ameaça independentista, para que regressem para assegurar a prosperidade e o bem estar dos catalães. Por isso, hoje também se joga o destino económico da Catalunha.
Desejavelmente, o resultado terá que proporcionar condições de diálogo e de reconciliação, que conduzam à satisfação dos catalães que querem ser independentes e dos que não querem ser independentes. Saberemos hoje se Puigdemont e Oriol-Junqueras continuarão a ser as vozes dominantes para continuar com o processo independentista e a sua conflitualidade, ou se surgirão Arrimadas e Iceta como protagonistas de um comportamento mais dialogante, mais construtivo e mais democrático.

Sem comentários:

Enviar um comentário