quinta-feira, 11 de julho de 2019

As guerras americanas não valem a pena

O Pew Research Center, um think tank localizado em Washington, decidiu estudar o sentimento dos americanos relativamente às políticas militares da administração Trump e à participação americana nos conflitos militares no Médio Oriente, em especial no Iraque, no Afeganistão e na Síria. Esse estudo baseou-se num inquérito em que participaram quase 1300 veteranos de guerra e cerca de 1100 americanos comuns representativos da opinião pública e os seus resultados foram revelados na edição de hoje do diário USA Today  
Os resultados foram surpreendentes e mostraram que 57% dos veteranos de guerra apoiam as políticas militares de Donald Trump, mas que a mesma percentagem de 57% dos americanos adultos não aprovam a liderança militar de Donald Trump. No caso dos veteranos de guerra, que são uma faixa populacional com grande influência social nos Estados Unidos, os resultados ainda foram mais inesperados porque a maioria dos veteranos acredita que as guerras no Iraque (64%), no Afeganistão (58%) e o envolvimento militar na Síria (55%) “não valeram a pena”, segundo verificou o inquérito do Pew. Embora esta pesquisa tivesse sido efectuada antes da mais recente crise com o Irão, ela vem agora reforçar a relutância ou a hesitação que Donald Trump mostrou quanto ao uso da força militar contra o regime iraniano, isto é, no desenvolvimento das acções militares não basta ter boas capacidades operacionais e logísticas, alguns porta-aviões, modernos aviões Lockheed Martin F-22 Raptor e muitos Tomahawks, mas é necessária uma vontade nacional de suporte à decisão política. Nesse aspecto, parece que os Estados Unidos estão divididos entre intervencionismo e não intervencionismo, ou entre “canhões ou manteiga”, segundo a expressão criada por Paul Samuelson para caracterizar as principais alternativas para utilização de recursos escassos. Porém, em tempo de pré-campanha presidencial, o que manda mesmo são as posições da opinião pública que as sondagens vão revelando.

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