terça-feira, 13 de março de 2012

A cartografia náutica em exposição

O Museu de Marinha inaugurou no passado dia 8 de Março uma sugestiva exposição intitulada “A cartografia náutica – séculos XVI a XIX”.
A exposição integra-se nas comemorações dos quinhentos anos do nascimento de Gerard Mercator, o famoso cartógrafo flamengo que idealizou e desenvolveu matematicamente uma projecção cilíndrica do globo terrestre, isto é, a representação da superfície esférica da Terra num plano, o que constituiu uma verdadeira revolução da cartografia na segunda metade do século XVI.
Nela, os meridianos e os paralelos são representados por segmentos de recta perpendiculares, mas enquanto os meridianos são equidistantes entre si, os paralelos estão cada vez mais afastados uns dos outros à medida que aumenta a latitude. Essa geometria faz com que a superfície da Terra seja deformada na direcção leste-oeste, tanto mais quanto maior for a latitude. As linhas que fazem um ângulo constante com os meridianos (as loxodrómias), permitem que os rumos e os azimutes sejam medidos ou marcados directa e facilmente na carta de navegação. Assim, a projecção de Mercator é particularmente apropriada para apoiar a navegação marítima.
O principal objectivo da exposição é a mostra do importante acervo cartográfico do Museu de Marinha e da Biblioteca Central da Marinha, para além de nos permitir compreender a evolução da cartografia náutica desde que a projecção de Mercator foi adoptada.
A excelente e didáctica exposição pode ser visitada até ao dia 6 de Abril, todos os dias úteis, excepto às segundas-feiras, das 10.00 às 17.00 horas.
Muito recomendável.

Sem comentários:

Enviar um comentário