domingo, 30 de setembro de 2012

Está na hora de aprender português

A revista Monocle – A briefing on global affairs, business, culture & design, já distribuiu a sua edição 57 (Outubro de 2012) que é especialmente dedicada à Generation Lusophonia: why Portuguese is the new language of power and trade. São cerca de 250 páginas e, apesar de ainda não ter visto a revista, tive a oportunidade de consultar a respectiva website e ler os resumos de alguns dos seus artigos, mas também alguns comentários feitos por quem já a leu. Em vários desses artigos fala-se de Lisboa e Brasília, Maputo e Luanda, Macau e Rio de Janeiro. Mas também do Porto, do estuário do rio Sado e de Coruche, da família Amorim e da maior indústria corticeira do mundo, de Álvaro Siza Vieira e da arquitectura nacional, da Comporta e de um local que ainda está a salvo do cimento e, de forma especial, dos Açores. A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é o pano de fundo desta iniciativa editorial, que contempla outros temas como a língua portuguesa, o acordo ortográfico, a nova onda migratória, os novos negócios e as novas oportunidades. Steve Bloomfield, o editor de assuntos estrangeiros da Monocle justificou a escolha do tema referindo que “sentimos que o mundo lusófono é muitas vezes ignorado pelos outros e era altura de alguém reparar em países que estão a crescer economicamente e onde estão a acontecer coisas fantásticas”, concluindo que “está na hora do resto do mundo começar a aprender um pouco de português”. Num tempo de crise e de enfraquecida confiança é seguramente animadora esta leitura. Espero encontrar rapidamente a revista e recomendo que também o faça.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário